Tel: 071-3452-5200 / 3452-5757
98802-3841 / 99209-2064
ACORDE - Clinica Multidisciplinar

TERAPIA OCUPACIONAL
A especialidade
“É caracterizada como uma profissão da área da saúde que promove o desenvolvimento, tratamento e a reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitam de cuidados físicos (adaptações, órteses, deficiência física, etc.), sensoriais (audição, visão, memória, etc.), psicoemocional (doença mental, deficiência mental, problemas emocionais, etc.) e/ou sociais (crianças, adolescentes, adultos, idosos, trabalhadores, portadores de HIV, usuários de drogas, etc.), de modo a ampliar seu desempenho e participação social, através de procedimentos que envolvam a Atividade Humana, onde a interação entre o terapeuta e o paciente resulte na melhoria do problema em questão”. (Cartilha do CREFITO). Estuda a Atividade Humana em seus diversos aspectos e desdobramentos , utiliza como recurso terapêutico diferentes tipos de atividades (auto-expressivas, lúdicas, artesanais, laborais, etc), bem como utiliza órteses e tecnologia assistiva para prover adaptações em utensílios e no ambiente, afim de auxiliar o indivíduo a realizar as atividades que precisa ou queira fazer.
Áreas de Atuação:
Ambulatórios; atenção domiciliar; centros de convivência; centros de saúde; centros de reabilitação; clínicas especializadas; consultórios e clínicas particulares; comunidades; PSFs, creches; empresas; escolas; hospitais (dia, geral); instituições penais; instituições geriátricas; institutos de pesquisa científica. Quem precisa de um Terapeuta Ocupacional?
Recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, que apresentem desordens temporárias ou crônicas de origem psicoemocional, social, sensorial e/ou física; dificuldades em realizar as tarefas cotidianas (alimentação, higiene, vestuário e locomoção); pessoas em situação de risco social; portadores de necessidades especiais; programas de: saúde do profissional, saúde da mulher, saúde da criança; saúde do adulto e idoso; saúde mental; recuperação física, reintegração social; neonatologia; neurologia; oncologia; queimados.